Economista aborda os mais recentes e importantes temas para empresários e gestores
Modalidade de investimento busca participação majoritária em empresas fora do radar e não desacelerou com juros altos
Por Monique Lima (Forbes Money)
O cenário não é positivo para as empresas que buscam crédito na praça. Os juros altos no Brasil – e no resto do mundo – fizeram diminuir o volume de capital disponível para investimentos em venture capital, private equity, abertura de capital, entre outros.
No entanto, uma modalidade ainda incipiente no Brasil se mostra resiliente: são os “search funds”, também chamados de empreendedorismo por aquisição. O modelo busca cobrir uma parcela de mercado que está longe do olhar dos investimentos comuns, que focam em grandes empresas e startups. O alvo são as empresas de porte médio.
O economista Adriano Fabri comenta sobre o tema:
Se você tem uma empresa de porte médio, lucrativa e já pensou em vendê-la, o Search Fund ou empreendedorismo por aquisição pode ser a oportunidade.
Empresas que faturam entre R$ 20 e R$ 100 milhões por ano ou próximo disso e que oferecem uma boa rentabilidade (retorno sobre o capital) podem ser vendidas a um desses fundos, modalidade bastante explorada nos Estados Unidos, mas que começa a ganhar visibilidade e velocidade no Brasil.
A Fabri Consultoria & Inteligência Financeira pode assessorar o empresário ou o CEO nesse tipo de operação fazendo a avaliação da empresa a ser vendida e a determinação do valor justo para a negociação (Valuation), dando a devida clareza do quanto vale realmente o negócio.
Independente da intenção de venda presente ou futura, conhecer o valor da empresa e saber se o modelo de negócio cria valor a cada ano tornou-se a mais eficaz prática de gestão financeira.
Comentários