top of page
  • Foto do escritorAFBR Group

Pequenas e médias empresas que estão na contramão da crise



A Fabri Consultoria & Inteligência Financeira fez uma compilação dos principais indicadores econômicos e financeiros de 35 grupos empresariais que possuem 147 unidades de negócios e que implantaram um modelo de gestão econômica e financeira acompanhado por seus consultores e os resultados são surpreendentes. Pode-se perceber desempenhos extremamente expressivos e muito acima da média da economia nos últimos 4 anos, principalmente considerando o cenário de pandemia em grande parte do período.

Um primeiro dado que impressiona positivamente é que, enquanto a economia brasileira cresceu apenas 0,88% ao ano em média no período de 2018 a 2021 (crescimento de 1,8% em 2018, 1,2% em 2019, queda de 3,9% em 2020 e um crescimento de 4,6% em 2021), essas empresas apresentaram um crescimento médio de 7,84% a.a. Outra comparação interessante é que, enquanto a economia em 2021 apenas recuperou os níveis pré-pandemia, essas empresas cresceram 31% acima da economia.


Na análise dos consultores, esses resultados aconteceram, pois, a maioria das empresas acompanhadas pela Fabri Consultoria se reestruturam, adequando-se rapidamente ao cenário do momento e de fato se reinventaram, saindo da zona de conforto e fazendo todas as lições de sobrevivência que o momento exigia e algumas que no dia a dia ficavam em segundo plano. “Foi um verdadeiro remar contra a maré. Vimos empresa colocando seu e-commerce no ar em poucos dias, donos de empresas indo para a produção e outros adequando suas lojas e mix de produto para a nova realidade. Um verdadeiro show de comprometimento e de resultados”, ressalta Adriano Fabri.


“Algumas dessas empresas estiveram literalmente na contramão da crise instalada pela pandemia, alcançando crescimento de mais de 100% no ano de 2021”, destaca Liandro Fabri e na média dos anos de 2020 e 2021, as empresas pesquisadas apresentaram um extraordinário crescimento médio em seus faturamentos de 19,6% ao ano e um expressivo crescimento do lucro em 273,6% nesses dois anos, o que se traduz em multiplicar os seus resultados por quase 4, reforçando a tese de que empresas com planejamento e gestão financeira apresentam maiores chances de enfrentamento de crise criando oportunidades de aprendizado, de inovação e principalmente de crescimento.


A pesquisa ainda mostra que esse crescimento extraordinário das empresas gerou uma excepcional rentabilidade, demonstrando que toda essa evolução ocorreu de forma muito viável, pautada em resultados com ótima relação com o capital investido, conquistados com crescimento, com boas margens e com adequadas fontes de financiamentos. A rentabilidade média dessas empresas neste mesmo período foi de 44% a.a., quando tínhamos um custo de oportunidade (SELIC), navegando entre 2% e 6,5% ao ano, subindo no final do período analisado (últimos meses de 2021) para 9,25% a.a.


Quer avaliar como está a inteligência financeira de sua empresa? Clique aqui e faça uma avaliação gratuita.

ARTIGO ESCRITO POR:


Economista Adriano Fabri

Fundador e Diretor da AFBR Group Desenvolvimento Corporativo e Humano


Administrador Liandro Fabri

Sócio/Consultor da Fabri Consultoria



PESQUISA REALIZADA POR:


Economista Naiara Fracaroli

Sócia/Consultora da Fabri Consultoria


Economista João Pedro M. Coneglian

Sócio/Consultor da Fabri Consultoria


Economista Beatriz Neves

Consultora da Fabri Consultoria


1.383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page