top of page
  • Foto do escritorFabri Consultoria

Naiara Fracaroli comenta: Governo divulga proposta de arcabouço fiscal

Economista aborda os mais recentes e importantes temas para empresários e gestores



Chamada de regra fiscal ou arcabouço fiscal, proposta para equilibrar contas públicas é apresentada pelo Governo Federal.


Substituindo o teto de gastos, vigente desde 2017, as novas regras permitem o crescimento de despesas em até 70% das receitas, com limites mínimos e máximos de variação para os gastos.


Para a economista Naiara Fracaroli, a boa gestão das contas públicas é fundamental para a estabilidade e crescimento do país. “Sempre que um governo gasta mais do que arrecada, gerando endividamento público, aumenta o risco do país o que afasta capitais estrangeiros”, explica. “Isso também gera inflação interna, que afeta não somente as populações mais pobres, como desestimula as empresas a investirem pela insegurança econômica”.


O texto, apresentado e detalhado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e Orçamento, será encaminhado para o Congresso Nacional. “Não sabemos ainda se o Arcabouço Fiscal será aprovado, mas demonstra preocupação da atual gestão com a redução do déficit fiscal”, ressalta Fracaroli.


A economista também faz um alerta para a concentração estratégica no equilíbrio entre arrecadação e gastos. “Isso é algo básico e fundamental, mas não significa necessariamente controle e redução de gastos. Podem ser avaliadas estratégias para aumentar a arrecadação dos impostos e, consequentemente, carga tributária. Ou seja, ainda é muito cedo para validar a estratégia, mas é um cenário um pouco mais claro que ajuda a diminuir a preocupação atual do mercado com o novo governo”.


O novo arcabouço fiscal deve tramitar primeiramente pela Câmara dos Deputados, por se tratar de um projeto de Lei de autoria do Executivo.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page