Você sabe como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço para garantir que ele cubra todas as despesas e gere o lucro necessário para o seu negócio?
Se a resposta for “não” ou “ainda tenho dúvidas”, este artigo é para você.
O que é markup?
Markup é um índice que, quando aplicado ao custo do produto, vai cobrir todas as despesas e gerar o lucro que você deseja para o seu negócio.
Como calcular o markup?
Para calcular o markup, você precisará seguir os seguintes passos:
Apure o custo. Isso inclui todos os custos de produção (na indústria), de aquisição (no comércio) ou de execução do serviço (serviços), bem como os tributos e os custos de logística envolvidos na compra de materiais.
Apure todas as despesas. Separe as despesas em fixas, (que não dependem do faturamento,) e variáveis, (que estão relacionadas com o faturamento). Os gastos com logísticas para entrega também entram aqui. Calcule quanto essas despesas representam no faturamento (atual ou projetado, no caso de negócios novos ou futuros).
Determine a margem de lucro desejada. Qual percentual de lucro você quer ter em cada venda?
Aplique a fórmula do markup: Divisor Markup = 1 - % de despesas fixas - % de despesas variáveis - % de lucro desejado
Exemplo
Suponha que o custo do seu produto seja R$ 100,00, você tenha 10% de despesas fixas, 20% de despesas variáveis e deseja um lucro de 15%.
Aplicando a fórmula, você terá um preço de venda de R$ 181,82.
PV = Custo / Divisor Markup
PV = 100,00 / (1 - (0,1 + 0,2 + 0,15))
PV = 100,00 / (0,55)
PV = 181,82
Caso a empresa queira encontrar o Fator multiplicador markup, basta dividir 1 pelo fator divisor.
Nesse exemplo: 1 / 0,55 = 1,8182
Importante!
O markup é uma ferramenta para garantir que o preço de venda do seu produto ou serviço seja suficiente para cobrir todas as despesas e gerar o lucro desejado. No entanto, é muito importante que você pesquise o preço praticado pelos concorrentes e, caso o preço formado seja maior, é necessário analisar: o seu produto apresenta motivos para custar mais caro?
Caso a resposta seja não, a sugestão é ver o que pode ser melhorado em termos de eficiência ou qual o volume vendido irá proporcionar uma maior redução das despesas fixas e, consequentemente, um preço mais competitivo.
Estudar o assunto margem de contribuição pode te ajudar também nesse sentido.
Espero que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como calcular o preço de venda usando o markup. Se tiver mais perguntas ou quiser compartilhar suas experiências, comente abaixo ou envie uma mensagem nas nossas redes sociais.
Economista Adriano Fabri
Fundador e CEO da AFBR Group e Diretor da Fabri Consultoria & Inteligência Financeira.
Siga-nos nas redes sociais para receber mais dicas como essas:
Facebook: @fabriconsultoria
Instagram: @fabri.consultoria
Youtube: FABRIcandoResultadosoficial
Comments